TUDO SOBRE PRÓTESES

Como perder o medo de falar, mesmo com dentaduras

É normal sentir dificuldade de falar algumas palavras no começo, mas a prática leva à perfeição.

As próteses existem para ajudar você a realizar tudo o que fazia com seus dentes naturais. Mas o começo do tratamento pode ser um desafio para a pronúncia de algumas palavras. Ainda bem que a adaptação pode ser fácil e precisa apenas que você não desista.

Repita, repita, repita

Se, no começo do tratamento, você sentir dificuldade para falar algumas palavras, fique tranquilo. Todo mundo pode passar por isso. Repita as palavras e as frases que você mais usa, articulando bem aquelas que parecem mais complicadas. Assim, você vai reaprender a movimentar a boca para uma comunicação mais clara.

Leia em voz alta

Um bom exercício, tanto para a pronúncia quanto para sua confiança, é ler em voz alta. Aqui, vale tudo: jornais, livros, revistas e até bulas de remédio podem servir para seu treinamento. Fazer isso em frente ao espelho também é uma boa ideia, para que você veja como sua boca se move com suas novas próteses.

Peça ajuda

A prática é a melhor escola. Por isso, converse muito com sua família e amigos e peça para que eles digam onde você está tendo mais dificuldade. Assim, você vai saber o que praticar no primeiro passo deste texto.

Mas, se mesmo com essas dicas, você ainda achar difícil falar usando sua dentadura, procure seu dentista. Ele vai dizer o que fazer para melhorar a pronúncia, como, por exemplo, usar fixadores de próteses.

Referências:

GSK. Dicas sobre como falar, mesmo usando próteses. Disponível em: https://www.mydenturecare.com/pt-br/expert-advice/getting-dentures/advice-on-talking-with-dentures/ Acesso em 30 jul. 2019.

Separamos mais algumas matérias para você

Experimente Corega Creme por nossa conta!

AMOSTRA GRÁTIS

Veja também

Experimente Corega Creme por nossa conta!

AMOSTRA GRÁTIS

O material incluído nesse website é dirigido ao público em geral. Por favor, consulte o seu Dentista. CHBR/CHPLD/0021/19.