TUDO SOBRE PRÓTESES

Como limpar suas próteses dentárias em apenas 3 passos

Uma limpeza eficiente pode ser feita de maneira rápida e simples

As próteses, assim como os dentes, podem acumular bactérias e até ficar com manchas. Por isso, é importante manter uma boa rotina diária de higienização a fim de manter sua saúde bucal e sensação de limpeza.

  • 1

    Deixar de molho Uma parte fundamental do cuidado com suas próteses é deixá-las de molho com uma pastilha de limpador de próteses em água morna – não quente, pois isso poderia causar dano às suas próteses dentárias² – e deixe-as de molho pelo tempo especificado na embalagem do produto. Deve haver água suficiente para cobrir totalmente a(s) prótese(s). A escovação das suas próteses dentárias ajuda a remover a placa bacteriana. Contudo, quando você as deixa de molho na solução, isso ajuda a remover outros resíduos1 que as cerdas da escova não conseguem alcançar.

  • 2

    Escovar Use uma escova de dentes de cerdas macias com uma solução feita com as pastilhas de limpeza Corega. Escove suavemente as próteses para limpar bem quaisquer resíduos restantes. Não use cremes dentais regulares, pois seus efeitos abrasivos podem causar pequenos arranhões na superfície da prótese, o que favorecer a formação de bactérias3,4. Lembre-se que as próteses são desenvolvidas com materiais diferentes dos dentes naturais. Sendo assim, é preciso ter cuidado na escovação, pois estes podem ser até 10 vezes mais macios do que um dente natural5,6. A escovação de todas as superfícies com a solução da pastilha fará com que você se sinta confiante para fazer tudo o que puder em termos de uma boa higiene oral.

  • 3

    EnxaguarApós a aplicação da solução com corega tabs e escovação das próteses, enxágue por completo em água corrente. Abra bem a torneira e tenha certeza de que tirou tudo que sobrou da solução de limpeza antes de colocar a prótese de volta no lugar.

Viu como é simples? Com essas dicas fica muito mais fácil manter a prótese e a sua saúde em dia, ajudando a proporcionar uma maior confiança para viver a vida plenamente.

Referências:

1 – BASTOS, P.L., et al. Métodos de higienização em próteses dentais removíveis – uma revisão da literatura. Revista Bahiana de Odontologia. 2015; 6(2):129-137.

2 – GSK. Como limpar suas próteses dentárias? Disponível em: https://www.mydenturecare.com/pt-br/expert-advice/living-with-dentures/how-to-clean-dentures/ Acesso em 10 Jul 2019.

3 – KLEBER, C.J., et al. Effect of cleaning regimens on abrasion/gloss of denture acrylic. J Dent Res. 2007; 86(Spec Iss A).

4 - CHARMAN, K.M., et al. Attachment of Streptococcus oralis on acrylic of varying roughness. Lett Appl Microbiol. 2009; 48(4): 472-477.

Separamos mais algumas matérias para você

Experimente Corega Creme por nossa conta!

AMOSTRA GRÁTIS

Veja também

Experimente Corega Creme por nossa conta!

AMOSTRA GRÁTIS

O material incluído nesse website é dirigido ao público em geral. Por favor, consulte o seu Dentista. CHBR/CHPLD/0021/19.