TUDO SOBRE PRÓTESES

Saiba como seu estilo de vida pode afetar a sua saúde bucal e levar a perda dos dentes

O cuidado com a saúde bucal também passa pelos hábitos saudáveis. Ao cuidar da alimentação e do sono, por exemplo, é possível contribuir com a saúde dos dentes.

Muito se sabe sobre a importância de hábitos como a escovação diária, o uso de fio dental e até mesmo enxaguantes bucais para o cuidado com os dentes. O que não é muito falado aos pacientes é a maneira como o estilo de vida pode afetar a sua saúde bucal. Além de poder causar ferimentos e dores diversas, um estilo de vida não saudável pode levar até mesmo a perda dos dentes. Confira 3 hábitos que podem estar minando a sua saúde bucal:

Cigarro

Não é novidade que o tabagismo está aliado ao surgimento de diversas doenças pulmonares. Além delas, tem se comprovado também a íntima relação entre diversas doenças bucais e o uso de cigarros. Dentre os principais malefícios que esse estilo de vida pode trazer a sua saúde bucal estão doenças periodontais, que afetam a gengiva e podem causar a queda gradativa dos dentes, até mesmo câncer bucal1. Esse são os casos mais graves que podem atingir a saúde bucal de quem faz uso do cigarro. Em situações menos severas, os malefícios também podem ser notados no mau hálito e no amarelamento excessivo dos dentes.

Estresse

Estilos de vida muito corridos, de agenda cheia e que não permitem descanso adequado tendem a aumentar o estresse do corpo e com ele o surgimento de diversos males à saúde bucal2. O apertamento excessivo dos dentes e o ranger deles, principalmente durante o sono, são classificados como doenças psicossomáticas e podem prejudicar consideravelmente a saúde dos dentes3.

Alimentação

Outro hábito que também pode ser considerado traço de um estilo de vida pouco saudável é a falta de cuidado quanto à alimentação. No que diz respeito a saúde bucal, alimentação com produtos altamente ácidos causam a corrosão dos dentes4. A curto prazo, esse não é um processo perceptível, uma vez que não é visível e não causa dor. Porém, a médio e longo prazo levam ao enfraquecimento dos dentes devido a um acentuado desgaste do esmalte do mesmo4. Os alimentos que mais contribuem para a corrosão dos dentes são refrigerantes, bebidas energéticas e sucos industrializados.

Um estilo de vida que contemple esse hábitos pode ser extremamente danoso para sua saúde bucal. Portanto, manter em dia a sua alimentação e seu sono, além de evitar o fumo já são ótimos passos para manter seu sorriso saudável.

Referências:

1 – HANIOKA, T., et al. Smoking and periodontal microorganisms. Japanese Dental Science Review. 2019; 55:88-94.

2 - VASILIOU, A., et al. Current stress and poor oral health. BMX Oral Health. 2016;16(1):1-8.

3 – MACEDO, C.R. Bruxismo do sono. R Dental Press Prtodon Ortop Facial. 2008;13(2): 18-22

4 - SOBRAL, M.A., et al. Influência da dieta líquida ácida no desenvolvimento de erosão dental. Pesqui Odontol Bras. 2000; 14(4): 406-410

Separamos mais algumas matérias para você

Experimente Corega Creme por nossa conta!

AMOSTRA GRÁTIS

Veja também

Experimente Corega Creme por nossa conta!

AMOSTRA GRÁTIS

O material incluído nesse website é dirigido ao público em geral. Por favor, consulte o seu Dentista. CHBR/CHPLD/0021/19.